sexta-feira, 8 de julho de 2011
INSTITUÍDA LEI QUE CRIA O DIA DO QUADRILHEIRO JUNINO
LEI Nº 12.390, DE 3 DE MARÇO DE 2011
Institui o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, a ser comemorado em âmbito nacional.
A P R E S I D E N T A D A R E P Ú B L I C A
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o – Esta Lei institui o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.
Art. 2o – Fica instituído o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, a ser comemorado, anualmente, em todo o território nacional.
Parágrafo único. Considera-se Quadrilheiro Junino o profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.
Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 3 de março de 2011; 190o da Independência e 123o da República.
DILMA ROUSSEFF
Carlos Lupi
Anna Maria Buarque de Hollanda
Sergipe será palco do concurso nacional de quadrilhas juninas
O concurso acontece na orla de Atalaia entre os dias 20 e 21 de agosto e terá a participação de quadrilhas de 16 Estados brasileiros.
Sergipe irá sediar em agosto deste ano o 7º Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. Será a primeira vez que o Estado irá sediar o concurso, que é realizado pela Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ). O concurso acontece na orla de Atalaia entre os dias 20 e 21 de agosto e terá a participação de quadrilhas de 16 Estados brasileiros. O evento contará com apoio do Governo do estado por meio da Emsetur, Prefeitura Municipal de Aracaju e do Ministério do Turismo.
A CONFEBRAQ atualmente congrega mais de 5.000 grupos em todo o país, representando 17 estados e o distrito federal. A entidade existe há oito anos, e em Sergipe, é representada pela Liga das Quadrilhas juninas.
De acordo com o sergipano Célio Torres Fontes que é o presidente da Confederação de Quadrilhas, a realização inédito
do evento em Aracaju é um anseio antigo, pois o Estado é um grande preservador da cultura junina.
“Graças ao apoio dos órgãos públicos vamos trazer esse grande evento para o nosso Estado, isso demonstra a força que a cultura sergipana tem demonstrado com a divulgação dos festejos juninos que acontecem por aqui”, destaca.
Assinar:
Postagens (Atom)